A FUNCATE é beneficiária de colaboração financeira do Fundo Amazônia, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de estudos sobre usos e cobertura da terra no bioma Amazônia, bem como a ampliação e o aprimoramento do monitoramento ambiental por satélites realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Saiba mais sobre o projeto na página de notícias da FUNCATE


1. Mapeamento do uso e cobertura da terra na Amazônia Legal

Tem como objetivo principal aprimorar o conhecimento e o entendimento das dinâmicas e processos que resultaram no desmatamento na Amazônia Legal Brasileira, por meio do mapeamento dos usos e cobertura da terra ao longo do tempo.












2. Aprimoramento do software TerraAmazon

O TerraAmazon é um software livre desenvolvido pelo INPE, que implementa metodologias de monitoramento ambiental usando dados de sensoriamento remoto. Este sistema é construído usando as funções de uma biblioteca de componentes de software que suporta o desenvolvimento de diferentes aplicações em Geoinformática e Sensoriamento Remoto, denominada TerraLib.













3. Melhoria dos serviços de recepção, distribuição e uso das imagens de sensoriamento remoto do INPE

Melhoria e atualização do software SPRING para uso dos novos dados produzidos pelo CDSR (LANDSAT-8 e CBERS-4); Contratação de serviço de telemetria de um satélite de sensoriamento remoto; Atualização dos receptores da estação terrena de Cuiabá para receber o Landsat-8 e Integração e testes do Sistema de Processamento do Landsat-8.











4. Aprimoramento do monitoramento de focos de queimadas e incêndios florestais

Este projeto visa aprimorar o monitoramento de focos de queimadas e incêndios florestais via imagens de satélites por meio da inclusão de novas estações para rastreio, recepção e processamento dos sinais e dados de imagem dos satélites NOAA, MetOp-B e NPP no sistema do INPE.











5. Estudo das trajetórias de padrões e processos na caracterização de dinâmicas do desmatamento na Amazônia

O estudo tem como objetivo realizar diagnósticos a partir da análise e descrição de diferentes padrões espaciais de desmatamento e de sua evolução, caracterizando os componentes relacionados à população, ao uso e cobertura da terra e às dinâmicas de ocupação das antigas e novas fronteiras de ocupação humana da Amazônia.











6. Disponibilização de ferramentas de modelagem de mudanças de uso da terra

O objetivo principal deste projeto é possibilitar que as ferramentas de modelagem dos processos de mudanças de uso e cobertura da terra e estimativa de emissões desenvolvidas pelo INPE (LuccME, INPE-EM), para fins de pesquisa, possam ser disponibilizadas como produtos finais, gratuitamente e com código aberto, tornando-as, assim, acessíveis a um maior número de atores na sociedade.






7. Melhoria dos métodos de estimativa de biomassa e de modelos de estimativa de emissões por mudança de uso da terra

O subprojeto 7 tem como objetivo a redução de incertezas na estimativa de biomassa e em modelos de estimativas de emissões oriundas de mudança do uso e cobertura da terra no bioma Amazônico. Um extenso levantamento laser aerotransportado permitirá obter informações precisas de altura dos diferentes elementos do dossel e, associadas às informações obtidas em campo por meio do inventário florestal, possibilitará a modelagem e posterior construção de um mapa de biomassa para a região.








Instituições envolvidas



Logomarca da FUNCATE
Logomarca do INPE
Logomarca do MCTI

Logomarca do BNDES
Logomarca do MDIC
Logomarca do MMA
Logomarca do Governo Federal do Brasil