Funcate - Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais

Projetos

Uma rede para ampliar e modernizar a saúde

Rede SIBRATEC PRODSAÚDE foi coordenada até 2015 pelo INT, com o apoio da FUNCATE

Data início: Data fim:
Uma rede para ampliar e modernizar a saúde

A Rede SIBRATEC PRODSAÚDE, coordenada até 2015 pelo INT, financiamento da FINEP e apoio da FUNCATE, tem como objetivo ampliar, modernizar e integrar as instituições membros, para que possam atender às demandas estratégicas do país na área da saúde. Também visa apoiar o setor produtivo e os órgãos de regulamentação, ANVISA e INMETRO, oferecendo serviços tecnológicos de avaliação, certificação e desenvolvimento de melhorias de produtos e processos, provendo mecanismos de garantia de qualidade e confiabilidade, permitindo a superação de barreiras técnicas e o aumento da competitividade das empresas.

Em setembro de 2015, foi finalizada a pesquisa de mercado da Rede, realizada pela empresa Normaliza. O levantamento envolveu as instituições membros, governo, associações de classe e fabricantes e distribuidores de produtos para a saúde.

Devido à complexidade da Rede, com quatro temáticas distintas de sub-redes, houve dificuldades na estruturação de uma pesquisa de mercado que abordasse todos os ensaios/calibrações. O processo durou 12 meses, mas o resultado obtido foi bastante satisfatório para o alinhamento da Rede PRODSAUDE e definição do plano de negócios.

A pesquisa foi apresentada durante a 5ª Reunião Geral da Rede SIBRATEC PRODSAUDE, realizada na sede do INT, com a participação de coordenadores (geral e das sub-redes) e de analistas da Finep e da FUNCATE. Segundo a coordenação do projeto, houve demora na liberação da 2ª parcela dos recursos do convênio FINEP nº 01.10.0478.00 devido, principalmente à baixa execução financeira das instituições. Isso fez com que grande parte das metas/atividades não fossem realizadas na vigência dos 60 meses do referido convênio (outubro de 2015). Assim as ações foram adiadas para os próximos 24 meses (até outubro de 2017), após a prorrogação por excepcionalidade do convênio, registrando que a coordenação passaria então a ser exercida pela Fundação CERTI.

Ficha técnica

  • Financiador FINEP
Voltar