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HIPERVEL: projeto para os veículos aeroespaciais do futuro

HIPERVEL é um projeto coordenado pelo IEAv/DCTA com financiamento da FINEP e apoio da FUNCATE

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HIPERVEL: projeto para os veículos aeroespaciais do futuro

Veículos aeroespaciais utilizando a propulsão por meio da combustão supersônica são considerados os veículos do futuro. Entretanto, o processo de combustão supersônica ainda precisa ser melhor compreendido para o sucesso dos estudos a serem feitos visando ao domínio dessa tecnologia. 

Atualmente, a combustão supersônica e a sua aplicação em sistemas propulsores de aeronaves e veículos espaciais hipersônicos está em fase de pesquisa. Os principais projetos em desenvolvimento são realizados pela NASA, que desenvolveu o sistema HIPER-X, e a Austrália, por meio do projeto HyShot e HyFire.

O projeto FINEP/HIPERVEL, coordenado pelo IEAv/DCTA, com financiamento da FINEP e apoio da FUNCATE, tem como objetivo desenvolver técnicas de medida de velocidades em escoamentos hipersônicos por métodos não-intrusivos de diagnóstico, isto é, que permitam a obtenção de resultados sem interferirem diretamente no sistema.

Em 2015 o projeto atingiu seu principal objetivo na determinação da velocidade em escoamentos produzidos no túnel de choque hipersônico T2, instalado no IEAv. Os resultados foram obtidos por meio da Velocimetria de Fluorescência Induzida por Laser (LIF, na sigla em inglês), técnica cujo desenvolvimento laboratorial e aplicação em escoamentos hipersônicos consistiu em uma das metas previstas no projeto. Nesse método, um laser apropriado é utilizado para fazer com que as moléculas presentes no escoamento fluoresçam, isto é, passem a emitir luz durante uma escala de tempo de algumas dezenas de nanossegundos. Durante esse tempo, são obtidas imagens dessa região marcada utilizando uma câmera de alta sensibilidade, o que permite o cálculo da velocidade diretamente a partir da medida do espaço percorrido durante o intervalo entre as imagens obtidas.

O projeto foi concluído com êxito em março de 2016, deixando como saldo tanto um parque de equipamentos dedicados ao diagnóstico de escoamentos hipersônicos, como também a capacitação técnica de recursos humanos capazes de contribuir com o estudo da hipervelocidade, com vistas a aplicações aeroespaciais.

Ficha técnica

  • Coordenação IEAv/DCTA
  • Financiador FINEP
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