Estudo das Trajetórias de Padrões e Processos na Caracterização de Dinâmicas do Desmatamento na Amazônia

Tassiana Yeda Faria Segantine (FUNCATE) e Maria Isabel Escada (INPE)

A compreensão e a descrição dos componentes ambientais e populacionais, bem como a descrição de seus processos e seus atores, são de grande importância para o desenvolvimento de novas ações e para a avaliação das políticas de redução do desmatamento.

A observação do processo de conversão da cobertura florestal e dos usos da terra, em conjunto com o arranjo espacial da população, permitem estabelecer tipologias e descrever trajetórias de padrões de desmatamento associados às diferentes formas estágios e dinâmicas de ocupação.

Este subprojeto tem como objetivo realizar diagnósticos a partir da análise e descrição de diferentes padrões espaciais de desmatamento e de sua evolução, caracterizando os componentes relacionados à população, ao uso e cobertura da terra e às dinâmicas de ocupação das antigas e novas fronteiras de ocupação humana da Amazônia.

O estudo está dividido em duas linhas de ação:

  1. Caracterização de padrões de cobertura da terra, por meio da utilização de mapas de uso da terra e de desmatamento e degradação florestal, de censos demográficos, e de dados de compartimentos ambientais definidos a partir de modelos digitais de elevação.
  2. Dinâmica Populacional da Amazônia – caracterização de padrões de uso urbano e suas evoluções, abordados a partir das mudanças espaciais relativas aos processos de urbanização na região. Serão utilizados dados de censos demográficos complementados com novos dados de sensoriamento remoto, incluindo Radar e Alta Resolução, e trabalhos de campo orientados à análise de conectividade e de acessibilidade na escala local, visando descrever e caracterizar uma Tipologia dos Fluxos.

Realizações (até julho de 2017)

Foi finalizado até o mês de julho de 2017, as seguintes atividades: Elaboração da Tipologia de padrões de Uso e Cobertura da Terra, Mineração de dados para classificação de padrões de cobertura da terra, Análise e caracterização de padrões de uso urbano e suas trajetórias e Extração da drenagem no TerraHidro utilizando diferentes dados, representando a superfície ou relevo terrestres, demais atividades encontram‑se em finalização.

Galeria de fotos - Não há album selecionado.