Melhoria dos Serviços de Recepção, Distribuição e Uso das Imagens de Sensoriamento Remoto do INPE

Lucas Henrique de Jesus Silva (FUNCATE) e Dalton de Morisson Valeriano (INPE)

Tem como objetivo implementar melhorias nos sistemas de informação, softwares e infraestrutura física do INPE para viabilizar a utilização de dados da nova geração de satélites ambientais e de sensoriamento remoto. Assim, este subprojeto é norteado por cinco linhas de ação:

  1. Melhoria e atualização do software SPRING para uso dos novos dados produzidos pelo CDSR (satélites Landsat-8 e CBERS-4). Serão agregadas novas funcionalidades ao software, possibilitando: a classificação de imagens de alta e muito alta resolução; fusão de imagens de diferentes sensores e resoluções; casamento automático e/ou semiautomático de imagens para a formação de mosaicos; utilização em computadores multicore; compatibilização com a biblioteca TerraLib.
  2. Contratação de serviço de telemetria de um satélite de sensoriamento remoto comercial, para aprimoramento do sistema DETER (inserir hyperlink para www.obt.inpe.br/ deter) (redução da área mínima de detecção) e para complementação de série histórica de imagens da região amazônica.
  3. Atualização dos receptores da estação terrena de Cuiabá para receber imagens do Landsat-8. A taxa de envio de dados do Landsat-8 é bem maior do que a taxa dos satélites anteriores da série, que têm sido a base das atividades de sensoriamento remoto do INPE e a principal fonte de dados para o cálculo do desmatamento anual da Amazônia.
  4. Desenvolvimento de metodologia do DETER C

Realizações (até julho de 2017)

Está em andamento as documentações de novas versões do software SPRING, 7 de 12 entregas previstas foram realizadas até o momento. Definidos os satélites UK-DMC 2 e DEIMOS, foram realizadas 11 entregas de 12 previstas do serviço de telemetria de satélites de sensoriamento remoto.Concluído a prestação dos serviços de melhorias no sistema de recepção de dados do CDSR. O Projeto DETER-C está aplicando sua metodologia para estudos de resultados em caso de produção dos dados reais.

Galeria de fotos - Não há album selecionado.