Melhoria dos Métodos de Estimativa de Biomassa e de Modelos de Estimativa de Emissões por Mudança de Uso da Terra

Lucas Henrique de Jesus Silva (FUNCATE) e Jean Ometto (INPE)

O INPE desenvolveu um sistema integrado de estimativa das emissões anuais de gases de efeito estufa a partir do desmatamento ocorrido na região amazônica (LuccME/INPE-EM). A metodologia adotada incorporou novos componentes, tais como: as diferenças intrarregionais na quantidade de biomassa vegetal, a localização dos desmatamentos e a influência da estrutura agrária e do grau de consolidação das áreas de fronteira. Além disso, foram incorporadas ao modelo as emissões associadas à biomassa de raízes e do solo, e o processo de queima periódica da biomassa remanescente após o corte.

Este subprojeto tem como objetivo propor melhorias para as estimativas de biomassa e para os modelos que estimam as emissões oriundas por mudança do uso da terra. As melhorias da biomassa serão alcançadas através do uso de informações provenientes de levantamentos laser aerotransportados e informações de inventário florestal.

A utilização das informações derivadas do levantamento laser aerotransportado permitirá reduzir as incertezas na quantificação da biomassa nas regiões monitoradas, com significativa contribuição à melhor quantificação das emissões. O subprojeto irá, também, produzir um mapa de biomassa para a região Amazônica.

Realizações (até julho de 2017)

Neste subprojeto, foi realizado o processo de seleção e contratação de empresa especializada em imageamento do solo com LiDAR e Câmera Multiespectral. A empresa finalizou o sobrevoo dos 625 transectos estabelecidos. Estão em processos de finalização a formação de uma base de dados referente a trabalhos de coleta de dados em campo que serão usados como base para calibração das nuvens de pontos LiDAR. O levantamento de literaturas e reuniões de trabalho para a consideração da biomassa na quantificação dos estoques totais de carbono e da relação carbono/biomassa nos diferentes componentes do sistema. Foram realizados também alguns trabalhos de campo para a validação dos dados de imageamento. Houve também a participação em reuniões internacionais e workshops para apresentação e discussão dos primeiros resultados. 

O primeiro teste do mapa de biomassa foi gerado para análise dos resultados.

Galeria de fotos - Não há album selecionado.