COMUNICADO SOBRE A RETOMADA CONSCIENTE DAS ATIVIDADES DA FUNCATE EM CUMPRIMENTO AOS DECRETOS ESTADUAIS Nº 64.881, DE 22 DE MARÇO DE 2020, Nº 64.994, DE 28 DE MAIO DE 2020, E Nº 65.563, DE 11 DE MARÇO DE 2021.


Nos termos do art. 2º, inciso IV, do Decreto Estadual nº 65.563, de 11 de março de 2021 (DOSP de 12/03/2021), alterado pelo Decreto Estadual nº 65.596, de 26 de março de 2021 (DOSP de 27/03/2021), bem como em atenção às recomendações da Organização Mundial de Saúde – OMS, informamos que a FUNCATE manterá as suas atividades exclusivamente em sistema de home office até o dia 11 de abril de 2021. Durante esse período a Fundação analisará os indicadores da Secretaria de Saúde e as regras gerais e específicas que serão editadas, a fim de decidir sobre a forma de atuação do próximo período.

Contamos com a compreensão de todos e continuamos a acompanhar a evolução da Pandemia COVID-19, bem como as medidas dos três níveis de governo (Federal, Estadual e Municipal).

Colocamo-nos à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários. Atenciosamente,


Dr. Josiel Urbaninho de Arruda
Presidente do Conselho Diretor



Funcate - Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais

Imprensa > Notícias

INPE recebe presidente da Agência Espacial Brasileira

O novo presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Augusto Teixeira de Moura, fez primeira visita oficial ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) na manhã desta quinta-feira (07/02). Recebido pelo diretor Ricardo Galvão, coordenadores e representantes de áreas e projetos do Instituto, Moura estava acompanhado do assessor Paulo Vasconcellos e de Cristiano Augusto Trein, diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos da AEB.

Na sede do INPE, em São José dos Campos (SP), os dirigentes abordaram o andamento de programas como o CBERS, desenvolvido em parceria com a China, missões científicas e o domínio tecnológico pelo Brasil de sistemas espaciais, entre outros temas.

Após a reunião, a comitiva da AEB visitou o Centro de Rastreio e Controle (CRC), responsável pela operação em órbita dos satélites desenvolvidos pelo INPE ou em cooperação com instituições estrangeiras. Também conheceram as instalações do Programa de Clima Espacial (Embrace), onde fenômenos solares são monitorados para evitar interferências em satélites e sistemas de geração de energia, por exemplo.

A visita contemplou ainda o Laboratório de Integração e Testes (LIT), que está equipado com as mais avançadas tecnologias para atender ao Programa Espacial Brasileiro. Atualmente, o LIT realiza os últimos testes no CBERS-4A, que será transportado em maio para lançamento na China. Também estão em curso as atividades do Amazonia-1, primeiro satélite de Observação da Terra totalmente nacional, que será lançado em 2020.

Fonte: INPE

Galeria de fotos

Voltar