COMUNICADO SOBRE A RETOMADA CONSCIENTE DAS ATIVIDADES DA FUNCATE EM CUMPRIMENTO AOS DECRETOS ESTADUAIS Nº 64.881, DE 22 DE MARÇO DE 2020, Nº 64.994, DE 28 DE MAIO DE 2020, E Nº 65.563, DE 11 DE MARÇO DE 2021.


Nos termos do art. 2º, inciso IV, do Decreto Estadual nº 65.563, de 11 de março de 2021 (DOSP de 12/03/2021), alterado pelo Decreto Estadual nº 65.596, de 26 de março de 2021 (DOSP de 27/03/2021), bem como em atenção às recomendações da Organização Mundial de Saúde – OMS, informamos que a FUNCATE manterá as suas atividades exclusivamente em sistema de home office até o dia 11 de abril de 2021. Durante esse período a Fundação analisará os indicadores da Secretaria de Saúde e as regras gerais e específicas que serão editadas, a fim de decidir sobre a forma de atuação do próximo período.

Contamos com a compreensão de todos e continuamos a acompanhar a evolução da Pandemia COVID-19, bem como as medidas dos três níveis de governo (Federal, Estadual e Municipal).

Colocamo-nos à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários. Atenciosamente,


Dr. Josiel Urbaninho de Arruda
Presidente do Conselho Diretor



Funcate - Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais

Imprensa > Notícias

IEAv recebe visita de comitiva da Agência Espacial Brasileira – AEB para prospecção de novos projetos na área espacial

IEAv recebe visita de comitiva da Agência Espacial Brasileira – AEB para prospecção de novos projetos na área espacial

Nesta última segunda-feira (04/02), uma comitiva composta de integrantes da AEB, CCISE e do DCTA visitou o IEAv a fim de conhecer as atuais linhas de pesquisa de interesse Aeroespacial, visando a futuras parcerias e demandas nessa área.

Após o Diretor do IEAv, Cel Av Lester, ter feito uma breve apresentação institucional focando os principais produtos com níveis de maturidade elevados para aplicação no setor, a comitiva prosseguiu para uma interação direta com laboratórios e especialistas das áreas prospectadas.

Inicialmente conheceram o Laboratório de Radiação Ionizante – LRI, onde houve uma explanação do Dr Cláudio Federico, Chefe do Setor de Proteção Radiológica – SPR, na qual foram abordados os projetos desenvolvidos naquele setor. Na sequência, os visitantes seguiram para o Laboratório Henry Nagamatsu, no qual puderam assistir a um disparo hipersônico no túnel de choque T3, bem como o comportamento de uma estrutura que replica parte do motor hipersônico SCRAMJET. Finalmente, no prédio principal da Hipersônica – EAH, tiveram ainda a oportunidade de interagir com os diversos gerentes de projetos do IEAv, todos focando em produtos da área Espacial que poderiam ser de interesse da AEB. Para tanto foi montado um Show Room específico para este fim.

“A Agência Espacial Brasileira está visitando o DCTA e seus Institutos buscando levantar as diversas áreas de atuação no campo Aeroespacial e propor um alinhamento entre os diversos atores que atuam na fronteira do Conhecimento e Tecnologias voltadas aos projetos que possam atender a futuras demandas de nossa Agência”, comenta o Presidente da AEB, Eng Moura.

Já para o Cel Av Lester de Abreu Faria, Diretor do IEAv, “ser reconhecido como um dos principais players do setor espacial é, para o IEAv, motivo de orgulho, uma vez que vemos nossas pesquisas e desenvolvimentos serem aplicados diretamente em projetos complexos e multidisciplinares, como os espaciais. Além disso, a alta relevância e valor agregado de tais projetos nos sinalizam que o IEAv está no caminho certo, gerando tecnologia, inovação e assimetria de poder, na medida em que tem seus produtos e pesquisas aplicados diretamente em setores intimamente ligados à soberania nacional”

Fonte: IEAv

Galeria de fotos

Voltar