COMUNICADO SOBRE A RETOMADA CONSCIENTE DAS ATIVIDADES DA FUNCATE EM CUMPRIMENTO AOS DECRETOS ESTADUAIS Nº 64.881, DE 22 DE MARÇO DE 2020, Nº 64.994, DE 28 DE MAIO DE 2020, E Nº 65.563, DE 11 DE MARÇO DE 2021.


Nos termos do art. 2º, inciso IV, do Decreto Estadual nº 65.563, de 11 de março de 2021 (DOSP de 12/03/2021), alterado pelo Decreto Estadual nº 65.596, de 26 de março de 2021 (DOSP de 27/03/2021), bem como em atenção às recomendações da Organização Mundial de Saúde – OMS, informamos que a FUNCATE manterá as suas atividades exclusivamente em sistema de home office até o dia 11 de abril de 2021. Durante esse período a Fundação analisará os indicadores da Secretaria de Saúde e as regras gerais e específicas que serão editadas, a fim de decidir sobre a forma de atuação do próximo período.

Contamos com a compreensão de todos e continuamos a acompanhar a evolução da Pandemia COVID-19, bem como as medidas dos três níveis de governo (Federal, Estadual e Municipal).

Colocamo-nos à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários. Atenciosamente,


Dr. Josiel Urbaninho de Arruda
Presidente do Conselho Diretor



Funcate - Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais

Imprensa > Notícias

CVT-Espacial inicia as primeiras atividades educacionais e tecnológicas do ano

Foto: Equipe do CVT – Coordenador Marco Rezende apresenta o CVT e o Programa Espacial aos alunos

As atividades tecnológicas e educacionais do ano letivo, no Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT-Espacial), iniciaram-se nesta terça-feira (26.02), em Parnamirim (RN). No primeiro dia de atividades e aprendizado, o CVT recebeu a visita de 44 estudantes, de escolas pública e particular, que durante todo o dia fizeram uma imersão na área espacial e conheceram o Programa Espacial Brasileiro e suas aplicações.

O Dia Espacial no CVT contou com a presença de alunos do Centro Educacional PH3 de Parnamirim e da Escola de Ensino Fundamental José Pinheiro Sales, de Umirim (CE). Pela manhã, os estudantes participaram de uma palestra, momento em que o coordenador da Unidade Regional da AEB, em Natal, Marco Antônio de Rezende, ressaltou a importância do Programa Espacial Brasileiro, assim como o trabalho realizado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e pelas instituições envolvidas com a área espacial no Brasil. Após a apresentação, os estudantes foram inseridos na temática de foguetes.

 


Foto: Equipe do CVT – Estudantes acompanham o lançamento de foguete na área externa do CVT


A tarde foi marcada por atividades associadas à Astronomia e satélites. O professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e coordenador técnico do CVT, José Batista Soares, iniciou as atividades apresentando a área da ciência que estuda o universo sideral e corpos celestes, além de destacar as principais descobertas astronômicas dos últimos anos. Após essa viagem, o professor enfatizou o trabalho da Estação Espacial Internacional (ISS), viagens espaciais e experiências de humanos no espaço, como a Missão Centenário, que levou o astronauta e hoje ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, à ISS para realizar experiências científicas.

Para encerrar as atividades, os estudantes montaram um CanSat, pequeno satélite científico com dimensões similares a uma lata de refrigerante. Após a montagem, o satélite passou por testes semelhantes aos realizados em satélites convencionais, foi acoplado a um drone e lançado.

Instalado no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), o CVT é um projeto idealizado pela AEB, um espaço multidisciplinar voltado para atividades tecnológicas e educacionais, com foco na difusão, acesso científico e transferência de conhecimentos tecnológicos, onde é possível aprender, por meio de atividades interativas, a simular missões espaciais como também os princípios fundamentais da ciência.

Foto: Equipe do CVT – Profissionais e estudantes no primeiro dia de atividade do CVT

 

CVT-Espacial

CVT-Espacial é uma iniciativa da AEB inserida no Programa de Apoio à Implantação e Modernização de Centros Vocacionais Tecnológicos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), desenvolvido em parceria com o CLBI, com apoio do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Fonte: AEB

Voltar