Funcate - Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais

Imprensa > Notícias

Projetos relacionados ao setor espacial são discutidos em workshop

Projetos relacionados ao setor espacial são discutidos em workshop

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e a Agência Espacial Brasileira (AEB) realizaram nos dias 12 e 13 de março, em São José dos Campos, (SP), o primeiro Workshop de Projetos Relacionados ao Setor Espacial. O evento foi liderado pela Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE).

A iniciativa, pioneira, no âmbito do DCTA, reuniu pesquisadores de diversos Institutos para a apresentação de seus projetos. Em seguida ocorreram  debates entre AEB, DCTA e CCISE sobre a aplicação dos projetos apresentados, no âmbito do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE), e no âmbito do Programa Espacial Brasileiro (PEB).

O objetivo do Workshop foi identificar convergências entre projetos e alinhar atividades do DCTA com ações da área espacial, que é conduzida pela AEB, conforme destacou o Major Brigadeiro Hudson Costa Potiguara, vice-diretor do DCTA, durante a abertura dos trabalhos. O encontro permitiu identificar diversas ações voltadas não apenas para a Força Aérea, mas também, para o setor espacial brasileiro.

Pesquisadores participantes do workshop destacaram que essa foi a oportunidade de trocar experiências, além de oferecer a possibilidade de os institutos conversarem sobre seus projetos, e buscarem a necessária sinergia nas atividades realizadas com cada entidade participante. Essa ação implica diretamente na otimização dos recursos empregados, na eficiência dos esforços envidados e no alcance dos resultados esperados.

No encerramento, o Tenente Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar, Diretor-Geral do DCTA, cumprimentou a todos e destacou a importância do Departamento estar alinhado com as políticas nacionais na área espacial, para o desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro (PEB), no qual o PESE está inserido.

Fonte: AEB

Voltar