COMUNICADO SOBRE A RETOMADA CONSCIENTE DAS ATIVIDADES DA FUNCATE EM CUMPRIMENTO AOS DECRETOS ESTADUAIS Nº 64.881, DE 22 DE MARÇO DE 2020, Nº 64.994, DE 28 DE MAIO DE 2020, E Nº 65.563, DE 11 DE MARÇO DE 2021.


Nos termos do art. 2º, inciso IV, do Decreto Estadual nº 65.563, de 11 de março de 2021 (DOSP de 12/03/2021), alterado pelo Decreto Estadual nº 65.596, de 26 de março de 2021 (DOSP de 27/03/2021), bem como em atenção às recomendações da Organização Mundial de Saúde – OMS, informamos que a FUNCATE manterá as suas atividades exclusivamente em sistema de home office até o dia 11 de abril de 2021. Durante esse período a Fundação analisará os indicadores da Secretaria de Saúde e as regras gerais e específicas que serão editadas, a fim de decidir sobre a forma de atuação do próximo período.

Contamos com a compreensão de todos e continuamos a acompanhar a evolução da Pandemia COVID-19, bem como as medidas dos três níveis de governo (Federal, Estadual e Municipal).

Colocamo-nos à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários. Atenciosamente,


Dr. Josiel Urbaninho de Arruda
Presidente do Conselho Diretor



Funcate - Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais

Imprensa > Notícias

Brasil e China estreitam cooperação em ciência espacial

William Liu, do Centro Nacional de Ciência Espacial da China (NSSC, na sigla em inglês), esteve no Brasil entre os dias 21 e 24 de março para intensificar a cooperação científica espacial entre os dois países. No NSSC, Liu está à frente do Programa Círculo Meridiano Internacional (IMCP), que engloba extensa rede de instrumentos ao longo dos meridianos 60°W e 120°E e ferramentas computacionais para estudos sobre clima espacial.

Por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil estabeleceu em 2014 um acordo com o NSSC para a instalação de equipamentos no Centro Regional Sul, em Santa Maria (RS), e na sede do Instituto, em São José dos Campos (SP). A parceria também resultou no Laboratório Sino-Brasileiro para Clima Espacial, que realiza suas atividades na sede do INPE, sob a coordenação executiva de Liu Zhengkuang.

O diretor do IMCP/NSSC viu resultados de trabalhos científicos durante sessão de pôsteres e esteve no Embrace, o Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial do INPE. William Liu também visitou o Laboratório de Integração de Testes (LIT), onde o satélite sino-brasileiro CBERS-4A passa pelos últimos ensaios antes do lançamento, a partir de uma base chinesa no segundo semestre deste ano.

Recebido pelo diretor do INPE, Ricardo Galvão, William Liu reforçou o interesse em manter a cooperação nos estudos sobre clima espacial. A parceria fortalece a pesquisa de doutores formados pelo INPE, que podem contar com a supervisão conjunta de pesquisadores chineses e brasileiros. Outra consequência é o intercâmbio contínuo entre especialistas dos dois países em workshops e visitas oficiais.

Como parte da agenda oficial no Brasil, Liu e a comitiva chinesa visitaram grupos de pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), do Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica da Universidade Presbiteriana Mackenzie (CRAAM) e do Observatório de Radioastronomia em Atibaia.

Fonte: INPE

Galeria de fotos

Voltar