COMUNICADO SOBRE A RETOMADA CONSCIENTE DAS ATIVIDADES DA FUNCATE EM CUMPRIMENTO AOS DECRETOS ESTADUAIS Nº 64.881, DE 22 DE MARÇO DE 2020, Nº 64.994, DE 28 DE MAIO DE 2020, E Nº 65.563, DE 11 DE MARÇO DE 2021.


Nos termos do art. 2º, inciso IV, do Decreto Estadual nº 65.563, de 11 de março de 2021 (DOSP de 12/03/2021), alterado pelo Decreto Estadual nº 65.596, de 26 de março de 2021 (DOSP de 27/03/2021), bem como em atenção às recomendações da Organização Mundial de Saúde – OMS, informamos que a FUNCATE manterá as suas atividades exclusivamente em sistema de home office até o dia 11 de abril de 2021. Durante esse período a Fundação analisará os indicadores da Secretaria de Saúde e as regras gerais e específicas que serão editadas, a fim de decidir sobre a forma de atuação do próximo período.

Contamos com a compreensão de todos e continuamos a acompanhar a evolução da Pandemia COVID-19, bem como as medidas dos três níveis de governo (Federal, Estadual e Municipal).

Colocamo-nos à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários. Atenciosamente,


Dr. Josiel Urbaninho de Arruda
Presidente do Conselho Diretor



Funcate - Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais

Imprensa > Notícias

INPE instala antena para CBERS-4A e Amazonia-1

Os satélites CBERS-4A e o Amazonia-1, com lançamentos previstos para dezembro desse ano e junho do ano que vem, respectivamente, terão uma nova antena na Estação Terrena de Cuiabá (MT), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O novo sistema será utilizado para o rastreio, controle e a recepção de imagens dos dois satélites e permitirá a execução de passagens simultâneas, sem perda de dados dos novos satélites de observação da Terra.

Nessa semana foi encerrada a montagem da antena e os testes de integração. Na sequência, serão realizados os testes de aceitação do sistema e um treinamento operacional e de manutenção.

A montagem e o processo de instalação do sistema estão sendo realizados pela empresa americana de Comunicação Via Sat Incorporation, com o acompanhamento dos engenheiros e técnicos do INPE.

Atualmente, a Estação Terrena de Cuiabá conta com um Sistema de Antena em banda S, que é utilizado para o rastreio e controle dos satélites SCD1, SCD2 e CBERS-4. O novo sistema será operado simultaneamente em banda S, para atividades de rastreio e controle dos satélites, sob a responsabilidade do Centro de Rastreio e Controle (CRC), do INPE de São José dos Campos; e na banda X, para a recepção de imagens, sob a responsabilidade da Divisão de Geração de Imagens (DGI), do INPE de Cachoeira Paulista (SP).

Informações sobre o CBERS-4A: http://www.cbers.inpe.br/
Informações sobre o Amazonia-1: http://www3.inpe.br/amazonia-1/

Fonte: INPE

Galeria de fotos

Voltar