COMUNICADO SOBRE A RETOMADA CONSCIENTE DAS ATIVIDADES DA FUNCATE EM CUMPRIMENTO AOS DECRETOS ESTADUAIS Nº 64.881, DE 22 DE MARÇO DE 2020, Nº 64.994, DE 28 DE MAIO DE 2020, E Nº 65.563, DE 11 DE MARÇO DE 2021.


Nos termos do art. 2º, inciso IV, do Decreto Estadual nº 65.563, de 11 de março de 2021 (DOSP de 12/03/2021), alterado pelo Decreto Estadual nº 65.596, de 26 de março de 2021 (DOSP de 27/03/2021), bem como em atenção às recomendações da Organização Mundial de Saúde – OMS, informamos que a FUNCATE manterá as suas atividades exclusivamente em sistema de home office até o dia 11 de abril de 2021. Durante esse período a Fundação analisará os indicadores da Secretaria de Saúde e as regras gerais e específicas que serão editadas, a fim de decidir sobre a forma de atuação do próximo período.

Contamos com a compreensão de todos e continuamos a acompanhar a evolução da Pandemia COVID-19, bem como as medidas dos três níveis de governo (Federal, Estadual e Municipal).

Colocamo-nos à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários. Atenciosamente,


Dr. Josiel Urbaninho de Arruda
Presidente do Conselho Diretor



Funcate - Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais

Programa saúde

Programa Saúde

O que é a LER



LER significa Lesão por Esforço Repetitivo. Essa doença é conhecida também como DORT - Distúrbio Ósteomuscular Relacionado ao Trabalho. A LER ou DORT é uma perturbação neurológica que tem sua origem nas ocupações que desempenham movimentos repetitivos, tais como:


 ‣ Digitadores;

 ‣ Caixa bancário;

 ‣ Escriturários;

 ‣ Ultrassonografistas;

 ‣ Outras profissões que exigem movimentos repetitivos dos dedos.



Os médicos podem classificar a doença sob vários ponto de vista, tais como:


 ‣ Teonossinovite e tendinite: processo inflamatório agudo ou crônico do tendão e da membrana que o envolve.

 ‣ Sinovite: processo inflamatório agudo ou crônico da membrana das cápsulas articulares.

 ‣ Síndrome do túnel do carpo: muitas vezes decorrente da sinovite, sendo caracterizado pela compressão nervosa devido a um estreitamento do canal cárpico.



Atualmente as doenças ocupacionais afetam a vida de muitos profissionais de todas as classes sociais. Na maioria dos casos o comprometimento físico é levado para vida pessoal e familiar afetando, muitas vezes, de forma irreversível, a vida dessas pessoas. O INSS não reconhece a LER como doença, o que complica mais ainda, pois não são concedidos benefícios. Portanto, previna-se. Um esforço maior causado pela exigência de seu trabalho pode comprometê-lo(a) seriamente para o resto de sua vida.


Sempre que possível procure utilizar móveis ergométricos que tenham certificado reconhecido.


A sua postura é importante. Procure manter o seu corpo ereto perante o visor.


O monitor deve ficar na mesma altura de sua cabeça. Isso pode ser resolvido com catálogos telefônicos. Mas já existe no mercado equipamento que regula a altura do visor.


E lembre-se: a cada 45 minutos de digitação descanse 10 fazendo exercícios com as mãos e pulsos.


Consulte um especialista para ensinar-lhe os exercícios.



Fonte: CIMA'S Horto Medicinal - http://www.cimas.com.br

>