Projetos
Eficiência e segurança no transporte de fluidos
Sistemas de proteção catódica são a maneira mais eficiente de proteger da corrosão estruturas enterradas ou imersas
Quando fluidos com alta viscosidade são transportados, é necessário manter a temperatura em níveis apropriados que podem chegar a, aproximadamente 80 °C. Com essa finalidade, aplicam-se revestimentos térmicos aos dutos para manter a temperatura do fluido. Revestimentos térmicos são constituídos de espuma de poliuretano expandida aplicada sobre o substrato metálico, com ou sem camada de polipropileno, e protegida por camisa externa de polietileno. Quando algum dano ocorre ao revestimento externo de polietileno, há penetração de água pela espuma de poliuretano, o que pode promover a corrosão do duto, caso a corrente de proteção catódica não alcance toda a região danificada.
Os sistemas de proteção catódica são a maneira mais eficiente de proteger da corrosão estruturas enterradas ou imersas, sendo amplamente utilizados em dutos para transporte de água, gás e derivados de petróleo, assim como em grandes estruturas metálicas. Por meio de retificadores de corrente, é aplicada uma corrente elétrica na estrutura metálica a ser protegida, garantindo assim sua integridade. Na ausência de um sistema de proteção catódica ou no caso de seu mau funcionamento, toda a estrutura enterrada ou imersa fica sujeita à agressividade do meio, podendo sofrer um forte processo corrosivo com consequências catastróficas.
Avaliar os parâmetros de proteção catódica em dutos enterrados e isolados termicamente, em solos com diferentes características físico-químicas é o objetivo principal do projeto Revestimentos Térmicos e Corrente de Interferência, coordenado pelo INT, com financiamento da Petrobras (CENPES) e apoio da FUNCATE. O estudo pretende definir o alcance da corrente de proteção quando ocorrem falhas em revestimentos térmicos. Também avaliará técnicas de medição de parâmetros de proteção catódica a partir do monitoramento remoto em diferentes tipos de solo, com e sem correntes de interferência. Os estudos experimentais compreendem ensaios laboratoriais e em campo controlado, além de simulações numéricas das regiões de falhas do revestimento.
A corrosão ou o alcance da corrente de proteção catódica é influenciada pela própria característica da espuma de poliuretano. Quanto maior a capacidade de absorção e difusão de água, maior será a possibilidade de haver corrosão. Por outro lado, isso facilita a passagem da corrente de proteção.
O monitoramento de sistemas de proteção catódica é adotado na prática como forma de garantir que os dutos estejam, de fato, protegidos contra a corrosão. Esse monitoramento é feito a partir de medidas dos potenciais de polarização que são geralmente adotados como critério de proteção catódica.
Ficha técnica
- Financiador PETROBRAS
- Instituição apoiada INT