COMUNICADO SOBRE A RETOMADA CONSCIENTE DAS ATIVIDADES DA FUNCATE EM CUMPRIMENTO AOS DECRETOS ESTADUAIS Nº 64.881, DE 22 DE MARÇO DE 2020, Nº 64.994, DE 28 DE MAIO DE 2020, E Nº 65.563, DE 11 DE MARÇO DE 2021.


Nos termos do art. 2º, inciso IV, do Decreto Estadual nº 65.563, de 11 de março de 2021 (DOSP de 12/03/2021), alterado pelo Decreto Estadual nº 65.596, de 26 de março de 2021 (DOSP de 27/03/2021), bem como em atenção às recomendações da Organização Mundial de Saúde – OMS, informamos que a FUNCATE manterá as suas atividades exclusivamente em sistema de home office até o dia 11 de abril de 2021. Durante esse período a Fundação analisará os indicadores da Secretaria de Saúde e as regras gerais e específicas que serão editadas, a fim de decidir sobre a forma de atuação do próximo período.

Contamos com a compreensão de todos e continuamos a acompanhar a evolução da Pandemia COVID-19, bem como as medidas dos três níveis de governo (Federal, Estadual e Municipal).

Colocamo-nos à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários. Atenciosamente,


Dr. Josiel Urbaninho de Arruda
Presidente do Conselho Diretor



Funcate - Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais

Projetos

HIPERVEL: projeto para os veículos aeroespaciais do futuro

HIPERVEL é um projeto coordenado pelo IEAv/DCTA com financiamento da FINEP e apoio da FUNCATE

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HIPERVEL: projeto para os veículos aeroespaciais do futuro

Veículos aeroespaciais utilizando a propulsão por meio da combustão supersônica são considerados os veículos do futuro. Entretanto, o processo de combustão supersônica ainda precisa ser melhor compreendido para o sucesso dos estudos a serem feitos visando ao domínio dessa tecnologia. 

Atualmente, a combustão supersônica e a sua aplicação em sistemas propulsores de aeronaves e veículos espaciais hipersônicos está em fase de pesquisa. Os principais projetos em desenvolvimento são realizados pela NASA, que desenvolveu o sistema HIPER-X, e a Austrália, por meio do projeto HyShot e HyFire.

O projeto FINEP/HIPERVEL, coordenado pelo IEAv/DCTA, com financiamento da FINEP e apoio da FUNCATE, tem como objetivo desenvolver técnicas de medida de velocidades em escoamentos hipersônicos por métodos não-intrusivos de diagnóstico, isto é, que permitam a obtenção de resultados sem interferirem diretamente no sistema.

Em 2015 o projeto atingiu seu principal objetivo na determinação da velocidade em escoamentos produzidos no túnel de choque hipersônico T2, instalado no IEAv. Os resultados foram obtidos por meio da Velocimetria de Fluorescência Induzida por Laser (LIF, na sigla em inglês), técnica cujo desenvolvimento laboratorial e aplicação em escoamentos hipersônicos consistiu em uma das metas previstas no projeto. Nesse método, um laser apropriado é utilizado para fazer com que as moléculas presentes no escoamento fluoresçam, isto é, passem a emitir luz durante uma escala de tempo de algumas dezenas de nanossegundos. Durante esse tempo, são obtidas imagens dessa região marcada utilizando uma câmera de alta sensibilidade, o que permite o cálculo da velocidade diretamente a partir da medida do espaço percorrido durante o intervalo entre as imagens obtidas.

O projeto foi concluído com êxito em março de 2016, deixando como saldo tanto um parque de equipamentos dedicados ao diagnóstico de escoamentos hipersônicos, como também a capacitação técnica de recursos humanos capazes de contribuir com o estudo da hipervelocidade, com vistas a aplicações aeroespaciais.

Ficha técnica

  • Coordenação IEAv/DCTA
  • Financiador FINEP
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