COMUNICADO SOBRE A RETOMADA CONSCIENTE DAS ATIVIDADES DA FUNCATE EM CUMPRIMENTO AOS DECRETOS ESTADUAIS Nº 64.881, DE 22 DE MARÇO DE 2020, Nº 64.994, DE 28 DE MAIO DE 2020, E Nº 65.563, DE 11 DE MARÇO DE 2021.


Nos termos do art. 2º, inciso IV, do Decreto Estadual nº 65.563, de 11 de março de 2021 (DOSP de 12/03/2021), alterado pelo Decreto Estadual nº 65.596, de 26 de março de 2021 (DOSP de 27/03/2021), bem como em atenção às recomendações da Organização Mundial de Saúde – OMS, informamos que a FUNCATE manterá as suas atividades exclusivamente em sistema de home office até o dia 11 de abril de 2021. Durante esse período a Fundação analisará os indicadores da Secretaria de Saúde e as regras gerais e específicas que serão editadas, a fim de decidir sobre a forma de atuação do próximo período.

Contamos com a compreensão de todos e continuamos a acompanhar a evolução da Pandemia COVID-19, bem como as medidas dos três níveis de governo (Federal, Estadual e Municipal).

Colocamo-nos à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários. Atenciosamente,


Dr. Josiel Urbaninho de Arruda
Presidente do Conselho Diretor



Funcate - Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais

Imprensa > Notícias

Agência Espacial marca presença na 70ª Reunião da SBPC em Maceió

Agência Espacial marca presença na 70ª Reunião da SBPC em Maceió

Os moradores de Maceió terão sua rotina alterada no período de 22 a 28 de julho, quando a cidade receberá a 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que pela primeira vez será realizada na cidade. Com o tema “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania”, o evento acontece no campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió.

A Agência Espacial Brasileira (AEB) apresentará ao público visitante as atividades e os benefícios do Programa Espacial Brasileiro para o desenvolvimento do País. No espaço ExpoT&C, mostra que reúne as principais instituições da área de ciência e tecnologia, os visitantes terão acesso às maquetes de satélites e foguetes brasileiros, à sessão de filmes no planetário móvel, além de material institucional, como cartilhas, fôlderes, dobraduras de satélites e foguetes. Todo o material estará disponível no estande da AEB.

Na SBPC Jovem – espaço destinado a estudantes do ensino fundamental e médio – serão realizadas atividades lúdicas, que visam integrar escolas, ONGs e institutos, e despertar nos jovens o interesse pela ciência. Nesse mesmo espaço, a AEB desenvolverá atividades interativas, como Missão Espacial, Arena Marte, Desafio Espacial, Ilha de fotos interativas, oficina demonstrativa de uma estação meteorológica e exposição do mock up, réplica da roupa usada pelo astronauta brasileiro Marcos Pontes, na Missão Centenário.

Palestras

A ExpoT&C contará também com um espaço dedicado a pesquisadores renomados de instituições de várias regiões do Brasil. A programação científica contará com duas palestras da AEB. No dia 23 de julho, às 15h30, o presidente da Agência, José Raimundo Braga Coelho, conduzirá a mesa-redonda sobre a Base de Lançamento de Alcântara e o Direito das Comunidades Remanescentes de Quilombo. No dia 24, às 15h30, o diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB, Carlos Alberto Gurgel, apresentará os principais projetos, ações e esforços para o desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro.

Também integram a programação do espaço Diálogos com o MCTIC, na ExpoT&C, mais duas palestras da AEB. A primeira acontecerá no dia 26 de julho, às 10h30, quando serão expostas as atividades científicas educacionais desenvolvidas no Centro Vocacional Tecnológico Espacial, em Parnamirim (RN), e a importância de capacitar profissionais para trabalhar no setor espacial brasileiro.

O processo de desenvolvimento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), a transferência e a absorção de tecnologia são temas da segunda palestra da Agência, ministrada pelo diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos, Petrônio Noronha de Souza, no dia 26 de julho às 14h.

Os interessados em participar das atividades da SBPC não precisam fazer inscrição, exceto nos mini-cursos, pois as vagas são limitadas. Clique aqui e confira a programação completa do evento.

Fonte: AEB

Voltar