COMUNICADO SOBRE A RETOMADA CONSCIENTE DAS ATIVIDADES DA FUNCATE EM CUMPRIMENTO AOS DECRETOS ESTADUAIS Nº 64.881, DE 22 DE MARÇO DE 2020, Nº 64.994, DE 28 DE MAIO DE 2020, E Nº 65.563, DE 11 DE MARÇO DE 2021.


Nos termos do art. 2º, inciso IV, do Decreto Estadual nº 65.563, de 11 de março de 2021 (DOSP de 12/03/2021), alterado pelo Decreto Estadual nº 65.596, de 26 de março de 2021 (DOSP de 27/03/2021), bem como em atenção às recomendações da Organização Mundial de Saúde – OMS, informamos que a FUNCATE manterá as suas atividades exclusivamente em sistema de home office até o dia 11 de abril de 2021. Durante esse período a Fundação analisará os indicadores da Secretaria de Saúde e as regras gerais e específicas que serão editadas, a fim de decidir sobre a forma de atuação do próximo período.

Contamos com a compreensão de todos e continuamos a acompanhar a evolução da Pandemia COVID-19, bem como as medidas dos três níveis de governo (Federal, Estadual e Municipal).

Colocamo-nos à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários. Atenciosamente,


Dr. Josiel Urbaninho de Arruda
Presidente do Conselho Diretor



Funcate - Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais

English

Institucional

Quem Somos

FUNCATE – Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais foi instituída em 02 de dezembro de 1982, por iniciativa do então Diretor do INPE – Instituto de Pesquisas Espaciais (hoje, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Dr. Nelson de Jesus Parada, como entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no País.

Como entidade de direito privado, sem fins lucrativos, goza de autonomia patrimonial, financeira e administrativa na forma da lei. Rege-se através de Estatuto, Regimento Interno e demais dispositivos legais aplicáveis, e suas ações estão sujeitas ao controle e fiscalização do Ministério Público Estadual, dos órgãos de controle e dos órgãos financiadores em projetos específicos.

Desde 1996 atua como fundação de apoio do INPE, nos termos da Lei nº 8.958/94. Atualmente, está autorizada a também exercer o papel de fundação de apoio de outras renomadas instituições governamentais de nosso País:  CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, CEFET/RJ - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da FonsecaCETEM - Centro de Tecnologia Mineral, CLA - Centro de Lançamento de AlcântaraCLBI - Centro de Lançamento da Barreira do InfernoCTI - Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, DCTA - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, HFA - Hospital das Forças ArmadasIAE - Instituto de Aeronáutica e EspaçoIEAv – Institutos de Estudos Avançados, IFI - Instituto de Fomento e Coordenação Industrial, IPEV – Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo, INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da AmazôniaINT – Instituto Nacional de Tecnologia, INSA - Instituto Nacional do Semiárido e ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Ao longo de quarenta anos, a FUNCATE tem cumprido sua missão institucional atuando na gestão de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação junto a seus parceiros, administrando recursos provenientes de instituições nacionais e internacionais.

Recorte de ortofoto de São José dos Campos disponibilizada gratuitamente pela EMPLASA (2013)