COMUNICADO SOBRE A RETOMADA CONSCIENTE DAS ATIVIDADES DA FUNCATE EM CUMPRIMENTO AOS DECRETOS ESTADUAIS Nº 64.881, DE 22 DE MARÇO DE 2020, Nº 64.994, DE 28 DE MAIO DE 2020, E Nº 65.563, DE 11 DE MARÇO DE 2021.

Nos termos do art. 2º, inciso IV, do Decreto Estadual nº 65.563, de 11 de março de 2021 (DOSP de 12/03/2021), alterado pelo Decreto Estadual nº 65.596, de 26 de março de 2021 (DOSP de 27/03/2021), bem como em atenção às recomendações da Organização Mundial de Saúde – OMS, informamos que a FUNCATE manterá as suas atividades exclusivamente em sistema de home office até o dia 11 de abril de 2021. Durante esse período a Fundação analisará os indicadores da Secretaria de Saúde e as regras gerais e específicas que serão editadas, a fim de decidir sobre a forma de atuação do próximo período.

Cemaden inicia a instalação de equipamentos da RedeGeo para monitoramento e pesquisas aplicadas sobre deslizamentos

A equipe de pesquisadores da área geodinâmica/geologia, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) –  iniciou, neste mês, em Pernambuco, a instalação de equipamentos conhecidos como PCDs Geotécnicas (Plataformas de Coleta de Dados Geotécnicas).  A inovação é a composição de pluviômetros e sensores de umidade do solo no mesmo equipamento, com o objetivo de monitorar o risco de deslizamentos em encostas urbanas e aprimorar os alertas de prevenção dos impactos de risco de deslizamentos.

Os equipamentos fazem parte do Projeto RedeGeo da rede observacional do Cemaden. As instalações programadas, neste mês, estão na região metropolitana de Recife que abrange, além da capital de Pernambuco, os municípios de Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca.

Nas próximas etapas, estão programadas instalação dos equipamentos da RedeGeo  em Blumenau (no Estado de Santa Catarina) e nos municípios da Baixada Santista do Estado de São Paulo (Santos, São Vicente, Praia Grande, Guarujá e Cubatão).

Está previsto até mês de agosto, deste ano, a instalação de um total de 45 PCDs Geotécnicas da RedeGeo. Nessa primeira etapa, serão instaladas 15 PCDs em cada um desses estados.

Municípios a serem instalados os equipamentos, fases de instalação e utilização de drone para identificação da área

Além da região metropolitana de Recife (PE), Blumenau (SC) e Baixada Santista (em cinco municípios no Estado de SP), serão instaladas PCDs Geotécnicas em Mauá e municípios vizinhos (SP), Angra dos Reis, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo (RJ) e em Salvador e municípios vizinhos (BA).

Para a instalação das PCDs Geotécnicas nos municípios, é necessário realizar um cronograma de atividades preparatórias e o envolvimento de pesquisadores, acordos e contratos institucionais do Cemaden, Defesas Civis, empresa técnica de instalação e apoio de universidades locais.

No cronograma,  estão previstas, praticamente, três fases de atividades: 1ª fase- coleta de amostras de solo para ensaios laboratoriais; 2a. fase – construção de infraestrutura para instalação da PCD e na 3a. fase – retorno para montagem da PCD, conexões, início de funcionamento e transmissão de dados.

Pela primeira vez, os pesquisadores da área geodinâmica do Cemaden estão utilizando o drone para caracterização das encostas e a escolha dos locais mais apropriados para a instalação das PCDs Geotécnicas.

Para os trabalhos de instalação e manutenção dos equipamentos, em Pernambuco, o Cemaden contratou a empresa IACIT– Soluções Tecnológicas S.A. Os pesquisadores do Cemaden contaram, também, com o a equipe de apoio do Grupo de Engenharia Geotécnica de Encostas e Planícies (GEGEP), do Departamento de Engenharia Civil, da  Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para a coleta de amostras deformadas e indeformadas de solo, bem como para a realização dos ensaios laboratoriais.

Além da realização do trabalho de instalação – acompanhado pelos pesquisadores do Cemaden : Rodolfo Mendes, Márcio Andrade e Márcio Moraes – também será feito um levantamento histórico de ocorrência de deslizamentos de massa a partir dos registros da Defesa Civil de Pernambuco. Esse levantamento será feito pelo pesquisador bolsista do Cemaden, Daniel Metodiev.

RedeGeo do Cemaden e instituições parceiras

O  RedeGeo do Cemaden é um projeto da estratégia nacional de monitoramento, em tempo real,  de fatores ambientais desencadeadores de deslizamentos em encostas urbanas, com o objetivo de implantar uma rede observacional geotécnica para aumentar a precisão dos alertas de deslizamentos.

Os pluviômetros da rede observacional do Cemaden auxiliam as Defesas Civis do Brasil na prevenção dos deslizamentos de terra, equipamentos  que medem a quantidade de chuva em áreas de risco geológico.

A inovação do projeto é a utilização de pluviômetros associados a sensores de umidade do solo, os quais identificam a variação da quantidade de água no solo em até três metros de profundidade. Estes equipamentos ficam integrados numa Plataforma de Coleta de Dados, conhecida como PCD Geotécnica que é autônoma e envia os dados on-line para o Cemaden.

O monitoramento da umidade das camadas de solo junto aos dados de chuvas permite a avaliação de cenários de risco para a emissão de alertas antecipados de deslizamentos. O Cemaden envia os alertas para o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério do Desenvolvimento Regional e as Defesas Civis, todos integrantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SNPDC). Essas instituições têm por objetivo prevenir acidentes e desastres de causas naturais, que ocasionam impactos socioeconômicos severos nas comunidades em áreas de risco.

O RedeGeo é uma iniciativa do Cemaden e da FUNCATE – Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais,  patrocinado pela FINEP- Financiadora de Estudos e Projetos (Carta Convite MCTI/FINEP/FNDCT 01/2016) com parcerias das Defesas Civis Municipais, universidades e institutos de pesquisa regionais.  Todas essas instituições são usuárias da rede de instrumentos do Cemaden, em atividades de monitoramento e pesquisas aplicadas.

Desenvolvimento de pesquisas

Entre os resultados esperados pelo Projeto RedeGeo, além da rede de monitoramento multiusuário das PCDs Geotécnicas, está o desenvolvimento de pesquisas e banco de dados para análise dos fatores condicionantes dos deslizamentos. Os dados serão aplicados para o entendimento da dinâmica dos processos físicos envolvidos, assim como instrumentos para aprimorar o trabalho operacional do Cemaden.

Entre as novidades previstas,  está a implantação de um laboratório de realidade virtual na UNESP-SJC,  com o objetivo de integração e modelagem de dados para análise de cenários críticos de deslizamentos de encostas em ambiente 3-D.

Na UFPE, o projeto está promovendo a ampliação do laboratório do Grupo de Engenharia Geotécnica de Encostas e Planícies (GEGEP) e um plano de trabalho, envolvendo pesquisadores das áreas de investigação geotécnica e modelagem de estabilidade de encostas.

Imagem da PCD Geotécnica do Cemaden, do pluviômetro (medição de chuva) e dos sensores de umidade do solo (quantidade de água no solo). Foto: Moraes/Cemaden, 2014

Pesquisadores da RedeGeo do Cemaden e membros da Defesa Civil de Recife (PE), nos locais de instalação das PCDs Geotécnicas do Cemaden,  para monitoramento e pesquisa de deslizamentos em encostas urbanas. (Foto: RedeGeo/Cemaden)

Fonte: CEMADEN