COMUNICADO SOBRE A RETOMADA CONSCIENTE DAS ATIVIDADES DA FUNCATE EM CUMPRIMENTO AO DECRETO MUNICIPAL Nº 18.717, DE 15 DE JANEIRO DE 2021.


Nos termos do art. 7º do Decreto Estadual nº 64.994, de 28 de maio de 2020, alterado pelo Decreto Estadual nº 65.044, de 03 de julho de 2020, e do Decreto Municipal nº 18.717, de 15 de janeiro de 2021 (Boletim do Município de São José dos Campos nº 2671, de 15/01/2021), bem como em atenção às recomendações da Organização Mundial de Saúde – OMS, buscando garantir a segurança de todos os empregados devido ao avanço da Pandemia, informamos que a FUNCATE manterá as suas atividades em sistema de home office até que haja nova manifestação do Município ou do Estado de São Paulo.

Contamos com a compreensão de todos e continuamos a acompanhar a evolução da Pandemia COVID-19, bem como as medidas dos três níveis de governo (Federal, Estadual e Municipal).

Colocamo-nos à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários. Atenciosamente,


Dr. Josiel Urbaninho de Arruda
Presidente do Conselho Diretor



Funcate - Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais

Imprensa > Notícias

Vinte e três propostas são aprovadas no Edital de Apoio aos Grupos de Foguetes Acadêmicos

R$ 295 mil serão divididos entre as quatro categorias de propostas aprovadas

Vinte e três propostas são aprovadas no Edital de Apoio aos Grupos de Foguetes Acadêmicos

A Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (FUNCATE), por meio do Termo de Fomento junto à Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), tornou público, no último dia 19 de outubro, o Edital de Apoio aos Grupos de Foguetes Acadêmicos, que teve como finalidade apoiar projetos que visam contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no país.

De acordo com o edital, para as propostas aprovadas, será disponibilizado o valor total estimado de R$ 295 mil, dividido em duas categorias e suas subdivisões, totalizando duas de foguetes acadêmicos e duas de bancadas para testes em motores. Nenhuma das propostas recebidas foi desclassificada, tendo sido adequadas às suas respectivas vagas respeitando as capacidades máximas previstas para cada categoria. Assim, das 30 propostas recebidas, 23 foram contempladas.

Para auxiliar na seleção, a FUNCATE organizou um Comitê Julgador composto por oito especialistas de renome nacional e internacional, dentre eles professores, agentes públicos e profissionais atuantes na área espacial. Quando necessário um desempate, a equipe da AEB/FUNCATE se responsabilizou pela escolha, baseando-se na ordem do critério de julgamento (relevância e mérito técnico-científico, exequibilidade da proposta e adequação do orçamento físico-financeiro, respectivamente), conforme exposto no edital.

Confira AQUI mais informações sobre o resultado do edital.

Fonte: AEB

Voltar