COMUNICADO SOBRE A RETOMADA CONSCIENTE DAS ATIVIDADES DA FUNCATE EM CUMPRIMENTO AOS DECRETOS ESTADUAIS Nº 64.881, DE 22 DE MARÇO DE 2020, Nº 64.994, DE 28 DE MAIO DE 2020, E Nº 65.563, DE 11 DE MARÇO DE 2021.


Nos termos do art. 2º, inciso IV, do Decreto Estadual nº 65.563, de 11 de março de 2021 (DOSP de 12/03/2021), alterado pelo Decreto Estadual nº 65.596, de 26 de março de 2021 (DOSP de 27/03/2021), bem como em atenção às recomendações da Organização Mundial de Saúde – OMS, informamos que a FUNCATE manterá as suas atividades exclusivamente em sistema de home office até o dia 11 de abril de 2021. Durante esse período a Fundação analisará os indicadores da Secretaria de Saúde e as regras gerais e específicas que serão editadas, a fim de decidir sobre a forma de atuação do próximo período.

Contamos com a compreensão de todos e continuamos a acompanhar a evolução da Pandemia COVID-19, bem como as medidas dos três níveis de governo (Federal, Estadual e Municipal).

Colocamo-nos à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários. Atenciosamente,


Dr. Josiel Urbaninho de Arruda
Presidente do Conselho Diretor



Funcate - Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais

Imprensa > Notícias

Workshop Projeto Biomas Brasileiros 2023

Monitoramento Ambiental dos Biomas Brasileiros: Mata Atlântica, Caatinga, Pampa e Pantanal

Workshop Projeto Biomas Brasileiros 2023

Dia 14 de abril de 2023 foi realizado, no auditório Fernando de Mendonça do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o workshop sobre o projeto “Monitoramento Ambiental dos Biomas Brasileiros: Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa”, que tem o apoio financeiro do Fundo Amazônia, gestão administrativa da FUNCATE e coordenação técnica do INPE. Os resultados do projeto atendem às demandas do Estado brasileiro referentes ao controle de desmatamento dos biomas brasileiros para recebimento de pagamento por resultados na redução de emissões Gases de Efeito Estufa (GEE) por desmatamento, conforme estabelecido na estratégia nacional das políticas do REDD+. Mais informações em: http://www.fundoamazonia.gov.br/pt/projeto/Monitoramento-Ambiental-dos-Biomas- Brasileiros.

Durante o evento, foram apresentadas as metodologias de mapeamento do desmatamento (PRODES), dos mapas da vegetação nativa dos biomas Caatinga, Pampa, Pantanal e Mata Atlântica, a construção do FREL Nacional (níveis de referência de emissões florestais), que constituem o patamar de emissões utilizado para o cálculo dos resultados de REDD+ alcançados por um país. A plataforma Brazil Data Cube (BDC) e suas aplicações também foram apresentadas.

Participaram da mesa de abertura do evento Dr. Clézio De Nardin – Diretor do INPE, André Lima - Secretário Extraordinário de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial do MMA (vídeo), Nabil Moura Kadri – Superintendente da Área de Meio Ambiente do BNDES e Josiel Arruda – Presidente da FUNCATE. Estiveram presentes no evento 170 profissionais ligados a gestão pública, defesa civil, empresas privadas, estudantes, de pós-graduação, instituições governamentais e não governamentais que atuam na área ambiental. Além disso, o evento teve 958 visualizações no youtube.

Fonte: INPE

Voltar