COMUNICADO SOBRE A RETOMADA CONSCIENTE DAS ATIVIDADES DA FUNCATE EM CUMPRIMENTO AOS DECRETOS ESTADUAIS Nº 64.881, DE 22 DE MARÇO DE 2020, Nº 64.994, DE 28 DE MAIO DE 2020, E Nº 65.563, DE 11 DE MARÇO DE 2021.


Nos termos do art. 2º, inciso IV, do Decreto Estadual nº 65.563, de 11 de março de 2021 (DOSP de 12/03/2021), alterado pelo Decreto Estadual nº 65.596, de 26 de março de 2021 (DOSP de 27/03/2021), bem como em atenção às recomendações da Organização Mundial de Saúde – OMS, informamos que a FUNCATE manterá as suas atividades exclusivamente em sistema de home office até o dia 11 de abril de 2021. Durante esse período a Fundação analisará os indicadores da Secretaria de Saúde e as regras gerais e específicas que serão editadas, a fim de decidir sobre a forma de atuação do próximo período.

Contamos com a compreensão de todos e continuamos a acompanhar a evolução da Pandemia COVID-19, bem como as medidas dos três níveis de governo (Federal, Estadual e Municipal).

Colocamo-nos à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários. Atenciosamente,


Dr. Josiel Urbaninho de Arruda
Presidente do Conselho Diretor



Funcate - Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais

Projetos

LIT/INPE amplia suas instalações

Laboratório do INPE poderá integrar e testar até quatro satélites simultaneamente

Data início: Data fim:
LIT/INPE amplia suas instalações

O Laboratório de Integração e Testes (LIT) de satélites do INPE será expandido em mais da metade de sua atual área útil, para atender às necessidades do Programa Espacial Brasileiro. Os atuais 22 mil m2 de instalações ganharão outros 14 mil m2, por meio de projeto apoiado pela FUNCATE e financiado pela FINEP. A principal demanda é o desenvolvimento dos futuros satélites do programa SGDC – Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação.

A ampliação do LIT permitirá a integração e testes de satélites com até seis toneladas e sete metros de altura (satélites geoestacionários meteorológicos ou de telecomunicações, satélites radar etc). Atualmente, a capacidade do laboratório é limitada a satélites de até duas toneladas e quatro metros de altura (por exemplo, os satélites da família CBERS, desenvolvidos pelo Brasil em cooperação com a China). Concluída a ampliação, o LIT poderá integrar e testar até quatro satélites de diferentes classes, simultaneamente.

O convênio assinado com a FINEP no valor de R$ 45 milhões contempla a fase de contratação de consultorias especializadas para definição da configuração e dos equipamentos de testes a serem implantados, a contratação do projeto executivo civil e de utilidades da ampliação, bem como a contratação da construção civil de novas áreas da ampliação e suas respectivas instalações de utilidades (elétrica, hidráulica, condicionamento de ar etc).

Em 2014, foi realizado o processo licitatório para contratação da empresa responsável pelo projeto de arquitetura, civil e de utilidades da ampliação. Uma vez concluída essa etapa, será possível iniciar o processo de contratação da execução das obras.

Além de possibilitar a integração e testes dos satélites do programa SGDC e de outros satélites de grande porte, as novas áreas, em conjunto com as instalações existentes, possibilitarão a melhoria no atendimento a demandas dos setores de telecomunicações (testes e qualificação de antenas de grande porte) e outros setores industriais (eletroeletrônicos, automobilístico, informática, hospitalar etc.).

Incentivo e qualificação da indústria nacional

A parceria com a FUNCATE possibilita ao Laboratório de Integração e Testes (LIT) do INPE disponibilizar suas capacidades e competências a empresas e instituições públicas e privadas. A prestação de serviços de metrologia e de ensaios para o desenvolvimento e a qualificação de produtos de vários setores promove a qualificação da indústria nacional. Dentre os segmentos atendidos pelo LIT destacam-se o automobilístico, de telecomunicações, eletroeletrônico, eletro médico, aeroespacial e de defesa.

 

Ficha técnica

  • Coordenação Geilson Loureiro
  • Financiador FINEP
  • Instituição apoiada INPE
Voltar