COMUNICADO SOBRE A RETOMADA CONSCIENTE DAS ATIVIDADES DA FUNCATE EM CUMPRIMENTO AOS DECRETOS ESTADUAIS Nº 64.881, DE 22 DE MARÇO DE 2020, Nº 64.994, DE 28 DE MAIO DE 2020, E Nº 65.563, DE 11 DE MARÇO DE 2021.

Nos termos do art. 2º, inciso IV, do Decreto Estadual nº 65.563, de 11 de março de 2021 (DOSP de 12/03/2021), alterado pelo Decreto Estadual nº 65.596, de 26 de março de 2021 (DOSP de 27/03/2021), bem como em atenção às recomendações da Organização Mundial de Saúde – OMS, informamos que a FUNCATE manterá as suas atividades exclusivamente em sistema de home office até o dia 11 de abril de 2021. Durante esse período a Fundação analisará os indicadores da Secretaria de Saúde e as regras gerais e específicas que serão editadas, a fim de decidir sobre a forma de atuação do próximo período.

Nacionalização: um processo dinâmico

CELOG tem papel importante no incentivo e na qualificação da indústria nacional

Viabilizar os Processos Técnicos de Nacionalização (PTN) do Centro Logístico da Aeronáutica (CELOG) é a principal função da FUNCATE, no apoio a essa instituição de ciência e tecnologia vinculada à Força Aérea Brasileira (FAB). A nacionalização de material aeronáutico utilizado pelas frotas de aeronaves do Comando da Aeronáutica é uma atividade altamente vantajosa, na medida em que possibilita a redução de custos e de prazos de entrega.

Os processos de nacionalização desenvolvidos pelo CELOG têm papel importante no incentivo e na qualificação da indústria nacional. Uma vez recuperadas a metodologia e a tecnologia para a produção da peça ou equipamento, a produção é repassada ao setor industrial.

É importante salientar que "nacionalização" não é a simples substituição de um produto estrangeiro por um similar encontrado no mercado nacional. Nacionalização é um processo dinâmico que visa o ressuprimento de material, envolvendo cuidadosamente as seguintes fases:

• Estudo preliminar da necessidade, da viabilidade técnica, econômica e legal da fabricação, no Brasil, de um produto similar ao importado;
  • Pesquisa da forma e da composição do modelo original e elaboração de um projeto;
  • Identificação e seleção de uma Organização da Aeronáutica ou empresa qualificada a executar o projeto;
  • Fabricação do item de acordo com os requisitos estabelecidos;
  • Inspeção da qualidade do item fabricado, executada por uma equipe treinada e qualificada nas atividades de Controle de Qualidade;
  • Aprovação e implantação do item no Sistema de Suprimento da Aeronáutica; e
  • Qualificação para o uso do produto desenvolvido na aeronave e acompanhamento do seu comportamento durante todo o seu ciclo de vida.

Criado em 2004, o CELOG é uma organização militar da Força Aérea Brasileira (FAB), cuja principal incumbência consiste em gerenciar os processos de obtenção e nacionalização de materiais aeronáuticos, de modo a garantir a continuidade e qualidade do suporte logístico necessário à manutenção da operacionalidade das frotas de aeronaves da FAB.

O CELOG tem como missão:

• normatizar, executar, controlar e supervisionar as atividades logísticas de procura, de compra, de recebimento, de distribuição de material e a contratação de serviços necessários ao preparo e emprego da FAB, em especial aqueles relacionados à manutenção e ao emprego das aeronaves e engenhos aeroespaciais e seus equipamentos de apoio;
  • desenvolver ações junto ao Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), do Centro Técnico Aeroespacial (CTA), visando dar continuidade a projetos de fabricação de material aeronáutico, a convalidação e homologação de materiais bélicos e de equipamentos aeroespaciais de emprego militar;
  • realizar as atividades necessárias ao controle de qualidade e à análise de desempenho do material aeroespacial e bélico de interesse da Força Aérea Brasileira;
  • identificar e cadastrar as empresas produtoras e fornecedoras de material aeroespacial e bélico, bem como aquelas com potencial instalado para essas atividades, visando o suprimento e a mobilização nacional; e
  • realizar as atividades necessárias à nacionalização do material aeroespacial e bélico, de forma a assegurar a operação e o emprego das aeronaves da Força Aérea Brasileira, seus componentes, acessórios e equipamentos.